FORMATURA DA 1º TURMA DO PROJETO CAVALGAR



PROJETO CAVALGAR no Município de Ponta de Pedras iniciou em Maio de 2010 com 100 alunos de ambos os sexos, divididos em 04 turmas de 25 alunos, sendo 10 com necessidades especiais. As aulas foram ministradas por equipes detécnicos do Senar que
estavam capacitando técnicos locais que foram os responsáveis pela formação dos jovens dividindo-se em dois módulos, o primeiro de habilidade básicas contendo informações teóricas como: Educação Ambiental, Cidadania, Normas regulamentadas de Segurança no Trabalho, Sindicalismo, Associativismo e Cooperativismo, Turismo Rural, histórico, cultura, patrimônio e folclore dos municípios da região do Marajó e um segundo módulo de habilidades especificas, este já com as atividades práticas de Eqüinocultura; Raças Marajoaras e Puruca (origem, criação e manejo),  equitação, doma racional, fundamentos de modalidades dos esportes eqüestres, cavalgada, salto, provas funcionais e informática rural.

EXECUÇÃO DO PROJETO:
Pensando em fortalecer o contexto social, educacional e profissionalizante, tornou-se cada vez mais necessário e possibilitou aos jovens pontapedrenses a identificação e o resgate dos valores, psicológico e social dando o preparo para que os mesmo se tornem cidadãos de bens. Através das habilidades básicas do Senar, os nossos jovens aprenderam como se tornar vencedores. Os instrutores do Senar levaram a esses jovens pontapedrenses a importância deles na sociedade sem drogas, relatando para os mesmos os vídeos de superação e resgate do ser humano que chegou ao fundo do poço, fazendo que os mesmo tomem consciência do que as drogas fazem com uma vida. Mostrando a importância que é ter uma auto-estima e respeito próprio, vivendo com ética profissional; conheceram também a importância de cada módulo ministrado pelos instrutores.

Foi feito uma ação cidadã através da Secretaria de Justiça Projeto Cidadania de Operações de Documentos, para atender os jovens e as famílias do Projeto Cavalgar, que ainda não tinham documentos. Durante o projeto em andamento tivemos alguns usuários que foram visitados pelas Missões Belém que tem uma parceria com a Igreja Católica local, sabendo eles que existia um projeto tão importante no município ficaram maravilhados com o mesmo; dois de nossos alunos em situação de risco, por vontade própria, foram fazer tratamento em Belém. Esses jovens foram acompanhados pela psicóloga e pela coordenadora do projeto local, um deles já retornou ao município, e continua tendo acompanhamento social e psicológico pela Associação Amigos Unidos do Cavalgar (AAUCA).  Essa associação foi criada, após o Módulo de Associativismo, pelos alunos do cavalgar, tendo como objetivo único o amparo desses jovens para que os mesmos continuem se ocupando com atividades e cursos profissionais, sempre assistidos pelo Sindicato Rural. 




Comentários